
Muitas pessoas não sabem que alguns serviços básicos são necessários para suas motos. Por outro lado, alguns deles são tão importantes para o conforto e segurança do motociclista que vale a pena saber sobre eles e estar preparado para fazê-los. É o que acontece com o balanceamento de motos.
Aqueles que também têm um carro na garagem já estão acostumados a fazê-lo regularmente para alinhamento e balanceamento. No entanto, muitos donos de motos não sabem o que é preciso fazer para balancear suas motos.
Por outro lado, o balanceamento de moto é fundamental para melhorar o equilíbrio e a vida útil dos pneus, aumentando a segurança do piloto. Amassados, raios frouxos e até quedas podem causar desbalanceamento.
Sintomas do problema
A maneira mais eficaz de identificar uma roda desbalanceada é observar uma forte vibração transmitida pelo guidão e pelo garfo. Você também pode observar circunstâncias, especialmente em curvas, em que as rodas podem puxar para os lados e até perder o equilíbrio.
O termo “roda desbalanceada” refere-se ao fato de que a quantidade de massa presente no aro é desigual, o que resulta nesses desconfortos. Por isso, a falta de balanceamento causa problemas adicionais além dos problemas mencionados acima, como desgaste excessivo ou irregular dos pneus.
Quando deve-se realizar o balanceamento das rodas?
Ao contrário dos carros, as motos não têm uma periodicidade ideal para realizar o procedimento. A necessidade de balancear a moto depende muito de como ela é usada e de quais problemas ela detecta diariamente.
O procedimento também é mais necessário para motocicletas com mais de 600 cc, que geralmente têm rodas de liga leve e pneus mais largos e radiais.
Realizando o balanceamento em uma oficina
O custo do balanceamento para seus clientes ainda será muito menor do que o custo da troca do pneu, que pode ser completamente danificado se o processo não for feito quando o problema for identificado. Como resultado, a oficina deve oferecer esse tipo de serviço com equipamentos corretos como máquinas de alinhar e balancear.
Por outro lado, como tudo hoje em dia, o processo pode ser executado de duas maneiras: balanceamento estático ou dinâmico (ou computadorizado). Explicamos melhor os dois abaixo:
Balanceamento estático
É o tipo de balanceamento que as oficinas oferecem a mais tempo e é o mais comum. Todos os ajustes, como apertos de raio, colagem de contrapesos e detecção de anomalias no aro, são feitos manualmente por ele, sem ajuda. Com isso, o serviço acaba sendo menos preciso.
Balanceamento dinâmico
O balanceamento dinâmico, também conhecido como balanceamento computadorizado, é comparável ao uso de scanners de moto na oficina, em que os computadores detectam problemas com rapidez e precisão.
A máquina neste tipo de balanceamento indica exatamente onde contrabalancear o peso da roda para resolver o problema. Isso aumenta a precisão e a durabilidade do serviço.
Dicas