
Assim como os carros, as motos exigem um olhar cauteloso. Além da manutenção adequada, o proprietário deve realizar a manutenção preventiva e a manutenção preditiva, confira a diferença entre elas:
A manutenção preventiva visa evitar problemas antes que eles apareçam ou, seja, trata-se da substituição de um ou mais componentes devido ao desgaste ao longo do tempo, mesmo que não haja sinais de danos.
A manutenção preditiva é realizada quando os primeiros sinais de desgaste aparecem, ela ajuda a determinar a vida útil restante das peças da motocicleta, principalmente aquelas que já falharam em algum momento.
O que é feito na manutenção de uma moto?
Uma inspeção periódica de uma motocicleta pode ser realizada a cada 3.000 quilômetros. Nesse tipo de manutenção, é verificado o estado das peças e acessórios da motocicleta, como óleo, pneus e bateria, e verificará se houve algum dano a eles.
Dentre os componentes que podem ser revisados, estão: pneus, rodas, correntes, freios, luzes, cabos, filtro de ar, bateria e óleo.
Quanto custa a manutenção de uma moto?
Cada fabricante/modelo possui uma lista exclusiva de manutenções programadas que normalmente está vinculada à garantia do veículo. A primeira revisão de uma motocicleta costuma ser feita após mil quilômetros e custa, em média, R $30. Uma segunda revisão, após 3 e 5 mil quilômetros, pode custar entre R $30 e R $100, dependendo do fabricante.
Dicas