A Rota Romântica, que vai de Porto Alegre à Gramado, é uma ótima maneira de conhecer o Rio Grande do Sul sobre duas rodas. No total, o percurso tem mais de 200 quilômetros de extensão, passando, por exemplo, pelos municípios de Novo Hamburgo, Morro Reuteri, Presidente Lucena e Nova Petrópolis.
O Turismo2Rodas recomenda fazer a viagem de moto no outono ou na primavera, quando tudo fica ainda mais mágico. Não esqueça de levar a sua melhor câmera para guardar de lembrança as paisagens incríveis. É o passeio certo para quem ama pilotar e desfrutar da natureza.
No total, são mais de 18 quilômetros de trajeto, partindo da BR-116 e se estendendo por diversas estradas da Serra Gaúcha. No caminho, é possível encontrar muitas hortênsias que são tradicionais na primavera e folhas de bordo, um tipo de árvore com tonalidade alaranjada no outono. Confira abaixo,quais os lugares por onde você passa ao percorrer a Rota Romântica:

Rota Romântica (RS). Foto: Divulgação Facebook (@rotaromantica.rs)
Municípios que a Rota Romântica abrange
A Rota Romântica é formada por 14 municípios do estado do Rio Grande do Sul, a maioria colonizada pelo povo alemão e que ainda guarda uma forte cultura herdada dos imigrantes. São eles: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti; Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. O roteiro é completo de lugares que não deixam a desejar na beleza e no acolhimento.
Principais pontos turísticos
Há muitas atrações ao longo do trajeto, incluindo o Labirinto Verde e Aldeia do Imigrante que estão localizados em Nova Petrópolis.
O Monumento Colonial Japonês de Ivoti, o Parque Histórico Jorge Kuhn, a Caberna dos Bougre em Santa Maria do Elval e a Picada Café são outros pontos turísticos imperdíveis para conhecer.
Agora, se você gosta de fazer compras, o Fashion Outlet Nova Hamburgo é um ótimo lugar para encontrar preços baixos das mais diversas marcas.
A Rota Romântica é realmente um trajeto mravilhoso, para estar em contato com a natureza. O melhor dessa viagem é sentir o vento no rosto e sentir aquele mix de sensações, com muita emoção e tranquilidade ao mesmo tempo, que só uma viagem de moto traz! Então, não perca tempo e plneje sua viagem de moto para esse lugar incrível!